SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Saberes necessários ao bom professor: dizeres de licenciandos e estudantes da educação básicaExpectativas dos alunos de diferentes faixas etárias do técnico em agropecuária quanto à educação profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; COSTA, José Wilson  y  MOREIRA, Mércia Maria. O papel do tutor virtual na educação a distância. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.659-674. ISSN 1984-6444.

A Educação a Distância (EaD) vem ganhando destaque na sociedade atual devido a emergência das tecnologias da informação e a necessidade, cada vez maior, de conhecimento. Entendendo que as tecnologias usadas nos cursos a distância, por si só, não garantem o sucesso desta modalidade de ensino, destaca-se a figura do tutor virtual. Nesta perspectiva o objetivo desta pesquisa foi verificar as funções do tutor virtual como coadjuvante no processo de ensino e aprendizagem, bem como os limites do seu exercício profissional, através de um estudo de caso em duas instituições de ensino, uma publica e outra particular. Foi possível compreender algumas características peculiares do trabalho da tutoria virtual, e fazer algumas inferências sobre a necessidade de um olhar mais atento para as atividades desses profissionais e para a sua regulamentação.

Palabras clave : Tutoria Virtual; Educação a Distância; Funções do Tutor Virtual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )