SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03O papel do tutor virtual na educação a distânciaSignificações da reprovação escolar por alunos adolescentes de escola pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BOTH, Vanderlei; PAVANELLO, Elizandra Pivotto  y  ROCHA, Karla Marques da. Expectativas dos alunos de diferentes faixas etárias do técnico em agropecuária quanto à educação profissional. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.675-690. ISSN 1984-6444.

Propõe-se, a partir desse estudo investigatório, analisar as expectativas dos alunos ingressantes no Curso Técnico em Agropecuária, com diferentes faixas etárias, quanto à contribuição da educação profissional para sua profissionalização ou continuação dos estudos. Foi aplicado um questionário misto e, para avaliação dos dados, o grupo foi dividido em duas categorias. Ficaram evidentes diferenças nas trajetórias escolares, bem como nas expectativas quanto ao curso. Os alunos mais jovens apresentam uma tendência de realização do curso por não terem ingressado em um curso superior. Já os alunos mais velhos buscam o conhecimento técnico para atuarem profissionalmente ou como complemento à graduação. Assim, os professores e a escola precisam reforçar as possibilidades que o curso oferece, a fim de estimular a sua conclusão, formando profissionais para contribuir com a comunidade.

Palabras clave : Trajetórias Escolares; Expectativas; Educação Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )