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Educação UFSM
versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
SANTOS, Jéssica Augusta y SANT'ANA, Ruth Bernardes. Significações da reprovação escolar por alunos adolescentes de escola pública. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.691-702. ISSN 1984-6444.
Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de pesquisa que buscou compreender as significações da reprovação escolar e os elementos a ela relacionados por alunos das últimas séries do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de São João del-Rei, Minas Gerais. Os adolescentes pesquisados frequentam o ensino regular e o Programa Acelerar para Vencer (PAV), implementado pelo governo mineiro em 2008. Tomamos como embasamento as contribuições das perspectivas teórico- metodológicas do interacionismo, sobretudo na sua vertente etnometodológica. O estudo revelou que os sentidos conferidos à reprovação oscilam entre a rejeição e a crença no seu poder disciplinador. Notamos na fala dos alunos que a reprovação só é vista como uma situação de fracasso para aqueles que vêem a escola como o único caminho para o sucesso profissional.
Palabras clave : Reprovação Escolar; Alunos Adolescentes; Ensino Fundamental.