SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Expectativas dos alunos de diferentes faixas etárias do técnico em agropecuária quanto à educação profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SANTOS, Jéssica Augusta  y  SANT'ANA, Ruth Bernardes. Significações da reprovação escolar por alunos adolescentes de escola pública. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.03, pp.691-702. ISSN 1984-6444.

Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de pesquisa que buscou compreender as significações da reprovação escolar e os elementos a ela relacionados por alunos das últimas séries do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de São João del-Rei, Minas Gerais. Os adolescentes pesquisados frequentam o ensino regular e o Programa Acelerar para Vencer (PAV), implementado pelo governo mineiro em 2008. Tomamos como embasamento as contribuições das perspectivas teórico- metodológicas do interacionismo, sobretudo na sua vertente etnometodológica. O estudo revelou que os sentidos conferidos à reprovação oscilam entre a rejeição e a crença no seu poder disciplinador. Notamos na fala dos alunos que a reprovação só é vista como uma situação de fracasso para aqueles que vêem a escola como o único caminho para o sucesso profissional.

Palabras clave : Reprovação Escolar; Alunos Adolescentes; Ensino Fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )