SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Ensinar o que não se sabe: estranhar e desnaturalizar em relatos (auto)biográficos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ABRAHAO, Maria Helena Menna Barreto. Anotações teórico-metodológicas do trabalho com fontes visuais e audiovisuais em pesquisas com Histórias de Vida e Memoriais de Formação. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.13-26. ISSN 1984-6444.

O texto explicita a reflexão teórica que fundamenta a utilização de fotografias, videofilmes e filmes em pesquisas com Histórias de Vida e Memoriais de Formação. Após referir pesquisas nas quais utilizamos esse suporte desde 1988, laboramos com dois pares complementares de dimensões teóricas da narratividade de fontes visuais e audiovisuais e seu emprego empírico nessas pesquisas, - Subjetividade/verdade e espaço/tempo. Essas dimensões são trabalhadas, com apoio em Barthes (1984), para propor um esforço interpretativo das referidas fontes na compreensão da essência da fotografia, segundo o fotografo e da essência da fotografia segundo o fotografado tramadas à essência da fotografia segundo o pesquisador. Os constructos barthesianos studium e punctum são aplicados à leitura das narrativas do material fotográfico e fílmico de que as pesquisas dispõem, alcançando, no material de análise, a expressão mais radical do puctum barthesiano: a morte real ou representacional do referente que serve às fotos e filmes. A discussão dessas dimensões para a análise de fontes (áudio)visuais é complementada com apoio de diversos autores.

Palabras clave : Pesquisa (Auto)Biográfica; Fontes (Áudio)Visuais; Dimensões Barthesianas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )