SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue01Anotações teórico-metodológicas do trabalho com fontes visuais e audiovisuais em pesquisas com Histórias de Vida e Memoriais de FormaçãoDiálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

CUNHA, Jorge Luiz da  and  ROWER, Joana Elisa. Ensinar o que não se sabe: estranhar e desnaturalizar em relatos (auto)biográficos. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.27-38. ISSN 1984-6444.

O foco temático deste texto são os processos de estranhamento/desnaturalização em relatos (auto)biográficos. O objetivo foi refletir sobre a possibilidade de fomentar estranhamentos/desnaturalizações em escritos (auto)biográficos por adolescentes no espaço/tempo de sala de aula. A proposta metodológica consistiu no desenvolvimento de relatos (auto)biográficos de estudantes nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Participaram 138 jovens de uma escola pública no primeiro trimestre escolar de 2013. As concepções de estranhamento/desnaturalização situam-se na antropologia; e, sobre o trabalho com relatos (auto)biográficos, nas perspectivas da socioclínica e dos processos de biografização. Os resultados indicam que os relatos (auto)biográficos proporcionam estranhamentos/desnaturalizações e rumam na direção de ensinar o que não se sabe. Conclui-se que essa possibilidade, como ato educativo, pode gerar suspensão de saberes para inventividades de si.

Keywords : Relatos (Auto)Biográficos; Estranhamento e Desnaturalização; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )