SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Anotações teórico-metodológicas do trabalho com fontes visuais e audiovisuais em pesquisas com Histórias de Vida e Memoriais de FormaçãoDiálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

CUNHA, Jorge Luiz da  e  ROWER, Joana Elisa. Ensinar o que não se sabe: estranhar e desnaturalizar em relatos (auto)biográficos. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.27-38. ISSN 1984-6444.

O foco temático deste texto são os processos de estranhamento/desnaturalização em relatos (auto)biográficos. O objetivo foi refletir sobre a possibilidade de fomentar estranhamentos/desnaturalizações em escritos (auto)biográficos por adolescentes no espaço/tempo de sala de aula. A proposta metodológica consistiu no desenvolvimento de relatos (auto)biográficos de estudantes nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Participaram 138 jovens de uma escola pública no primeiro trimestre escolar de 2013. As concepções de estranhamento/desnaturalização situam-se na antropologia; e, sobre o trabalho com relatos (auto)biográficos, nas perspectivas da socioclínica e dos processos de biografização. Os resultados indicam que os relatos (auto)biográficos proporcionam estranhamentos/desnaturalizações e rumam na direção de ensinar o que não se sabe. Conclui-se que essa possibilidade, como ato educativo, pode gerar suspensão de saberes para inventividades de si.

Palavras-chave : Relatos (Auto)Biográficos; Estranhamento e Desnaturalização; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )