SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Ensinar o que não se sabe: estranhar e desnaturalizar em relatos (auto)biográficosNarrativas autobiográficas e representações: o entrelaçar de histórias docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.39-50. ISSN 1984-6444.

O texto apresenta reflexões sobre pesquisa (auto)biográfica e narrativas de formação no campo educacional, ao destacar modos como temos construído redes de pesquisas e práticas de formação, ao sistematizar questões sobre análise compreensiva-interpretativa de narrativas, tomando como referência questões teórico-metodológicas no campo da pesquisa (auto)biográfica. O texto organiza-se a partir de duas ideias centrais, as quais buscam dialogar sobre a configuração dos domínios da pesquisa (auto)biográfica no contexto contemporâneo brasileiro, em seguida apresenta questões sobre políticas de sentido e interpretação de narrativas no campo dos estudos (auto)biográficos. Busca-se apresentar experiência de um projeto de centrado nas narrativas escritas por professores em processo de formação sobre diversidade afetivo-sexual e homofobia no cotidiano escolar.

Palabras clave : Pesquisa (Auto)Biográfica; Análise de Narrativas; Trabalho Docente; Homofobia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )