SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentidoDesenvolvimento profissional, profissionalidade e formação continuada de professores: possíveis contributos dos relatos autobiográficos profissionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PACHECO, Cláudia Regina Costa. Narrativas autobiográficas e representações: o entrelaçar de histórias docentes. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.51-64. ISSN 1984-6444.

Este trabalho analisa os conceitos de autoridade e autoritarismo através de narrativas autobiográficas de professoras de escolas de educação básica do município de Santa Maria RS, e das representações sociais. Fez-se uso de uma pesquisa de cunho bibliográfico, utilizando-se da teoria das Representações Sociais e também da História Oral. O artigo divide-se em cinco partes. A primeira delas, aborda a História Oral como possibilidade de contar uma história do mundo contemporâneo. Na segunda, discute-se a Teoria das Representações Sociais como uma decodificação da vida cotidiana. Maffesoli (1998), na terceira parte, questiona-se o que seria melhor representar ou apresentar na construção da realidade. A quarta parte, reflete sobre as falas docentes e a bibliografia estudada. A última parte traz as falas dos professores sobre os conceitos de autoridade e autoritarismo docente.

Palabras clave : Narrativas Autobiográficas; Representações Sociais; Docentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )