SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Narrativas autobiográficas e representações: o entrelaçar de histórias docentesNarrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ALCOFORADO, Luís. Desenvolvimento profissional, profissionalidade e formação continuada de professores: possíveis contributos dos relatos autobiográficos profissionais. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.65-83. ISSN 1984-6444.

O debate sobre a contribuição das práticas de formação continuada para o desenvolvimento profissional e a construção da profissionalidade docente continuam no centro dos debates atuais sobre educação. Ao longo deste artigo, e, partindo de uma análise histórica e de um esclarecimento conceitual destas unidades de análise, procura-se trazer um olhar a partir das ciências da formação, problematizando a construção de uma proposta específica para a formação continuada dos professores, capaz de contribuir para uma ação transformadora ascendente, promotora de maior autonomia e responsabilidade, individual e coletiva. Debate-se, igualmente, a possibilidade dos relatos autobiográficos profissionais, se poderem assumir como uma dessas práticas formativas, apontando-se algumas condições de desenvolvimento, nomeadamente as dimensões interativa, dialógica e emancipatória, para que seja possível cumprir esse objetivo.

Palabras clave : Desenvolvimento Profissional dos Professores; Profissionalidade; Relatos Autobigráficos e Formação Continuada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )