SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Desenvolvimento profissional, profissionalidade e formação continuada de professores: possíveis contributos dos relatos autobiográficos profissionaisReflexões sobre a ética na educação escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

PASSEGGI, Maria da Conceição et al. Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.85-104. ISSN 1984-6444.

Este trabalho focaliza narrativas de crianças de 04 a 10 anos de idade, e investiga como elas dão sentido às experiências vividas na escola. A reflexão resulta de um projeto de pesquisa interinstitucional, realizado em escolas de Natal, São Paulo, Recife, Niterói e Boa Vista. Para a recolha das fontes, optou-se por rodas de conversas com grupos de cinco crianças que dialogavam com um pequeno alienígena, em cujo planeta não tinha escolas. Das análises, emergem consensos e tensões entre modos de ser criança e modos de ser aluno, que afetam suas relações com o brincar e o aprender; o fazer ou não fazer amigos; ser ou não ser criança. Ao narrar, elas ressignificam suas experiências e contribuem para a compreensão das escolas da infância como lugar no qual a criança se constitui (ou não) como sujeito de direito.

Palavras-chave : Narrativas Infantis; Escolas de Infância; Pesquisa (Auto) Biográfica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )