SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográficaducação integral e a perspectiva histórico-crítica: aproximações possíveis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

OLIVEIRA, Renato José. Reflexões sobre a ética na educação escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.105-115. ISSN 1984-6444.

Este artigo discute a ética na educação escolar hoje. Parte das visões de pensadores como Kant e Stuart Mill sobre o agir ético e as problematiza, com base no modelo argumentativo proposto por Chaïm Perelman, o qual critica as concepções que defendem o caráter unitário da verdade (monismos). Tal crítica o aproxima dos discursos questionadores do modelo tradicional de educação, que desconsidera o aluno como sujeito do diálogo. A ética é, então, pensada a partir de uma postura pedagógica que, ao invés de prescrever o que é “certo” ou “justo”, privilegia a problematização do pensar e do agir. Esta se dá por meio do confronto entre argumentos, que debatem valores e formas de conduta, contribuindo, assim, para evitar a ocorrência de posturas dogmáticas e discriminatórias no ambiente escolar.

Palabras clave : Ética; Educação Escolar; Argumentação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )