SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Reflexões sobre a ética na educação escolarTeoria histórico-cultural e intervenções pedagógicas: possibilidades e realizações do bom ensino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PATTARO, Rita de Cássia Ventura  y  MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. ducação integral e a perspectiva histórico-crítica: aproximações possíveis. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.117-127. ISSN 1984-6444.

Considerando a importância da concepção e da prática de educação integral na história da educação brasileira, torna-se essencial entendê-la em sua plenitude para compreender suas proposições e de que maneira elas contribuem para a mudança social, brm como para uma formação completa das novas gerações. Por isso, este texto objetiva compreender as aproximações possíveis entre a concepção de educação integral e a perspectiva histórico-crítica, desenvolvida pelo educador Dermeval Saviani, correlacionando ambas com a jornada escolar ampliada. Foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica para a análise de uma teoria que é produto de reflexões e discussões com autores que se aproximam por terem o mesmo ideal de educação integral. Espera-se contribuir para as discussões sobre a implementação da política educacional de educação integral em tempo integral, balizadas pela perspectiva histórico-crítica.

Palabras clave : Educação Integral; Pedagogia Histórico-Crítica; Ampliação de Jornada Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )