SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01ducação integral e a perspectiva histórico-crítica: aproximações possíveisLimites e possibilidades das ações de formação continuada para o ensino fundamental de nove anos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CHAVES, Marta; TULESKI, Silvana Calvo; LIMA, Elieuza Aparecida de  y  GIROTTO, Cyntia Graziella G. Simões. Teoria histórico-cultural e intervenções pedagógicas: possibilidades e realizações do bom ensino. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.143-158. ISSN 1984-6444.

Este texto tem por objetivo refletir e socializar práticas educativas e experiências de formação em serviço realizadas em municípios dos estados do Paraná e São Paulo, como desdobramento de pesquisas, projetos e cursos de extensão. A presente elaboração contempla estudos sobre a organização do ensino, e pauta-se na Teoria Histórico- Cultural, que ampara as intervenções pedagógicas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A Teoria Histórico-Cultural é apresentada como referencial teórico para uma proposta de atuar em uma perspectiva de humanização e emancipação. Assim, para que os procedimentos didáticos sejam ricos de significado, a comunicação, a afetividade e a escolha de recursos e procedimentos devem figurar como características essenciais no processo de ensino.

Palabras clave : Teoria Histórico-Cultural; Intervenções Pedagógicas; Educação Infantil e Ensino Fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )