SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Teoria histórico-cultural e intervenções pedagógicas: possibilidades e realizações do bom ensinoGolden5: uma proposta de construção de um bom ambiente de aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

 y  GUIMARAES, Célia Maria. Limites e possibilidades das ações de formação continuada para o ensino fundamental de nove anos. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.143-158. ISSN 1984-6444.

Apresentam-se resultados de pesquisa, que tiveram como um dos objetivos compreender os limites e possibilidades das ações de formação continuada desenvolvidas, por uma Secretaria de Educação em um município do interior de São Paulo, para implantação da política do Ensino Fundamental de nove anos. Mediante a perspectiva do estudo de caso, foram utilizados questionários e entrevistas com professores, coordenadores e gestor da Secretaria de Educação. Constatou-se uma perspectiva “clássica” de formação, de nível informativo e prescritivo, em que o objetivo principal parece ser a atualização dos professores. Esta visão condiciona a prática de cursos isolados e pontuais que não favorece a formação de professores que estão em exercício profissional nem a implantação de uma política oficial, como o Ensino Fundamental de nove anos.

Palabras clave : Ensino Fundamental de Nove Anos; Formação Continuada de Professores; Trabalho Pedagógico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )