SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Limites e possibilidades das ações de formação continuada para o ensino fundamental de nove anosNotas de pesquisa sobre os modos de apropriação do cinema por educadoras na escolarização de jovens e adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SOUZA, Rita de Cássia de  y  LERA RODRIGUEZ, Maria Jose. Golden5: uma proposta de construção de um bom ambiente de aprendizagem. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.159-172. ISSN 1984-6444.

O Programa de intervenção educativa Golden5, foi criado em 2004 por uma equipe internacional visando melhorar o clima escolar no ensino secundário que passava por dificuldades semelhantes em vários países. Atualmente, seu uso tem se estendido para escolas infantis, primárias e atividades extraescolares para alunos com dificuldades escolares. Seu objetivo é melhorar o ambiente escolar a partir da intervenção docente. Para tanto, oferece aos professores um conjunto de ferramentas e habilidades que auxiliam a compreender o funcionamento do grupo e geri-lo de forma mais adequada. Vários estudos realizados acerca da aplicação do Golden5 em vários países, incluindo avaliações internas e externas ao Programa, mostraram resultados muito positivos. Apesar disso, é preciso considerar que sua aplicação depende da motivação e eficiência dos professores e isso certamente interfere nos resultados.

Palabras clave : Educação; Clima Escolar; Golden5.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )