SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Golden5: uma proposta de construção de um bom ambiente de aprendizagemO que pode fazer um estagiário de psicologia na escola? Problematizando prática e formação profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FAHEINA, Evelyn Fernandes Azevedo  y  CARLOS, Erenildo João. Notas de pesquisa sobre os modos de apropriação do cinema por educadoras na escolarização de jovens e adultos. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.173-186. ISSN 1984-6444.

Este texto analisa a presença do uso de filme na escolarização de jovens e adultos. Apresenta resultados de uma pesquisa que buscou conhecer os modos de apropriação de filmes pelas educadoras da EJA na escola. Para compreensão dessa questão, analisou-se o conteúdo da fala das docentes e observaram-se algumas práticas de ensino, nas quais o filme fora utilizado. Da análise dos dados coletados, concluiu-se que as educadoras têm se apropriado e empregado o filme como ilustração dos conteúdos curriculares e dos assuntos estudados, o que caracteriza o uso do filme como recurso adicional e secundário das atividades de ensino.

Palabras clave : Apropriação; Filme; Escolarização de Jovens e Adultos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )