SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Notas de pesquisa sobre os modos de apropriação do cinema por educadoras na escolarização de jovens e adultosRepresentações de crianças sobre a natureza a partir de uma perspectiva ecológica: afetivamente ampliada da vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

PATIAS, Naiana Dapieve  e  ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. O que pode fazer um estagiário de psicologia na escola? Problematizando prática e formação profissional. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.187-199. ISSN 1984-6444.

A psicologia escolar dedica-se a integrar ações que facilitem a aprendizagem e o desenvolvimento da comunidade escolar. O psicólogo tem a função de rever constantemente as concepções e práticas profissionais de modo que elas possam dar conta da complexidade dessa realidade, ampliando a concepção da queixa escolar para que se identifiquem os demais fatores associados a estas queixas. Este trabalho apresenta um relato de intervenções realizadas durante um estágio em psicologia escolar, em uma escola pública do interior do RS. Percebeu-se a necessidade inicial de conscientização em relação ao papel do psicólogo, e maior aceitação de um trabalho não exclusivamente clínico. Discutem-se as práticas do psicólogo e do estagiário de Psicologia nesse contexto, no que diz respeito à educação e à saúde em sentido amplo.

Palavras-chave : Psicologia Escolar; Relações Interpessoais; Formação Acadêmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )