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Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

LOOS-SANT'ANA, Helga  y  LIMA, Camila Silva de. Representações de crianças sobre a natureza a partir de uma perspectiva ecológica: afetivamente ampliada da vida. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.201-214. ISSN 1984-6444.

Defende-se, neste artigo, que o ser humano volte a ser capaz de desenvolver um sentimento de pertencimento à Natureza e que a educação ambiental não seja apenas um conjunto de atividades informativas relativas à “utilização racional dos recursos da Natureza”. O presente estudo objetivou, por meio de técnicas qualitativas (desenhos e dinâmicas de grupo), identificar representações e afetos relacionados à Natureza entre nove estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental, no município de Curitiba/PR. Foi evidenciada uma visão naturalista da Natureza e a ligação biofílica e topofílica das crianças com o bosque da escola. Notam-se, porém, conflitos relativos à questão do pertencimento do homem e de seus produtos à Natureza. Tais tipos de atividades, na escola, mostram-se importantes para o desenvolvimento de relações saudáveis com o meio ambiente.

Palabras clave : Educação Ambiental; Afetividade; Representações.

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