SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01O que pode fazer um estagiário de psicologia na escola? Problematizando prática e formação profissionalCondições de trabalho docente: novas tessituras das políticas de avaliação para a qualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

LOOS-SANT'ANA, Helga  e  LIMA, Camila Silva de. Representações de crianças sobre a natureza a partir de uma perspectiva ecológica: afetivamente ampliada da vida. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.201-214. ISSN 1984-6444.

Defende-se, neste artigo, que o ser humano volte a ser capaz de desenvolver um sentimento de pertencimento à Natureza e que a educação ambiental não seja apenas um conjunto de atividades informativas relativas à “utilização racional dos recursos da Natureza”. O presente estudo objetivou, por meio de técnicas qualitativas (desenhos e dinâmicas de grupo), identificar representações e afetos relacionados à Natureza entre nove estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental, no município de Curitiba/PR. Foi evidenciada uma visão naturalista da Natureza e a ligação biofílica e topofílica das crianças com o bosque da escola. Notam-se, porém, conflitos relativos à questão do pertencimento do homem e de seus produtos à Natureza. Tais tipos de atividades, na escola, mostram-se importantes para o desenvolvimento de relações saudáveis com o meio ambiente.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Afetividade; Representações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )