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Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

NARDI, Elton Luiz  y  SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Condições de trabalho docente: novas tessituras das políticas de avaliação para a qualidade. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.215-227. ISSN 1984-6444.

O artigo tem por objetivo analisar ações que implicam o trabalho docente, nomeadamente as que se referem às condições objetivas de trabalho e de emprego, tendo em conta novas tessituras das políticas de avaliação para a qualidade da educação básica implicadas no Ideb. Examina ações informadas por gestores escolares e docentes do ensino fundamental, no tocante à melhoria da qualidade educacional. Assinala que, embora muitas ações informadas impliquem as condições de trabalho docente, a maioria delas focaliza condições de ordem material e, foi traçada tendo o Ideb como fator mobilizador. Conclui que: o protagonismo ao qual a escola é chamada a exercer concentra-se na produção de resultados visando, metas nacionais que têm asseverado as já difíceis condições de trabalho dos docentes.

Palabras clave : Políticas de Avaliação; Ideb; Condições de Trabalho Docente.

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