SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Representações de crianças sobre a natureza a partir de uma perspectiva ecológica: afetivamente ampliada da vidaPerfil do aluno de psicopedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

NARDI, Elton Luiz  e  SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Condições de trabalho docente: novas tessituras das políticas de avaliação para a qualidade. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.215-227. ISSN 1984-6444.

O artigo tem por objetivo analisar ações que implicam o trabalho docente, nomeadamente as que se referem às condições objetivas de trabalho e de emprego, tendo em conta novas tessituras das políticas de avaliação para a qualidade da educação básica implicadas no Ideb. Examina ações informadas por gestores escolares e docentes do ensino fundamental, no tocante à melhoria da qualidade educacional. Assinala que, embora muitas ações informadas impliquem as condições de trabalho docente, a maioria delas focaliza condições de ordem material e, foi traçada tendo o Ideb como fator mobilizador. Conclui que: o protagonismo ao qual a escola é chamada a exercer concentra-se na produção de resultados visando, metas nacionais que têm asseverado as já difíceis condições de trabalho dos docentes.

Palavras-chave : Políticas de Avaliação; Ideb; Condições de Trabalho Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )