SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue01Condições de trabalho docente: novas tessituras das políticas de avaliação para a qualidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

PERES, Maria Regina. Perfil do aluno de psicopedagogia. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.229-240. ISSN 1984-6444.

Os cursos de pós-graduação lato sensu, dentre eles o de psicopedagogia, têm apresentado uma crescente demanda nos últimos anos. Pouco se sabe sobre quem são os profissionais que procuram esses cursos. Realizamos um estudo com 251 alunos ingressantes no curso de psicopedagogia, durante os anos de 2005 a 2012, pretendendo conhecer o perfil destes alunos e também os seus objetivos. Utilizamos um questionário de sondagem sobre a formação inicial do aluno, a sua atuação, experiência e futuras intenções. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos são pedagogos que atuam como professores e objetivam alcançar melhorias na prática profissional. Concluimos que estes profissionais estão em busca de metodologias alternativas de trabalho que possam se reverter em melhorias educacionais.

Keywords : Educação; Prática Profissional; Metodologias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )