SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Opciones educativas culturalmente sensibles a la diversidad y la implementación de los derechos lingüísticosO desafio escolar do ensino por disciplina e a necessidade da religação dos saberes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ALVES, Marcos Alexandre  y  GHIGGI, Gomercindo. Ética e cultura dialogal: transitividade crítico-reflexiva em educação. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.277-287. ISSN 1984-6444.

O artigo mostra que não há educação eticamente isenta e ideologicamente neutra. No processo de formação de um indivíduo, torna-se impossível dissociar a questão educacional de um conjunto de atributos éticos. Examinando a temática da (co)relação entre ética e educação, a fim de se discutir a natureza e a função do ato educativo, o artigo tem em vista as implicações e os resultados na formação do indivíduo. Também, defende que cabe ao educador a função de desenvolver, no educando, a dimensão crítico-reflexiva, explorar temas de motivação e proximidade com as reais condições vivenciais e existenciais do educando, instigar a mentalidade da pesquisa e da busca autônoma do saber, demonstrar as causas e as razões da opressão, motivar o diálogo e ouvir o que o educando tem a dizer e assumir eticamente sua responsabilidade para com a cidadania esclarecida.

Palabras clave : Ética; Educação; Responsabilidade; Liberdade; Diálogo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )