SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue02Ethics and culture dialogic: transit critical-reflective in educationAutonomy, trajectories and knowledge of workers and students of Adults and Adolescents Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MARTINAZZO, Celso José  and  DRESCH, Óberson Isac. O desafio escolar do ensino por disciplina e a necessidade da religação dos saberes. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.289-299. ISSN 1984-6444.

Neste texto, propõe-se uma reflexão sobre o desafio da escola em trabalhar a questão do conhecimento sob a forma de disciplina e a necessidade da religação dos saberes. Dentre as múltiplas tarefas que, historicamente, sempre foram atribuições da educação escolar, destaca-se o compromisso com a transmissão e a produção de conhecimentos. Quando se refere à escola como uma agência privilegiada que lida com a questão do conhecimento, depara-se com inúmeras implicações decorrentes dessa afirmação. Procura-se interpretar essas implicações à luz das contribuições dos princípios da teoria da complexidade, por se entender que essa matriz paradigmática se constitui num dos referenciais privilegiados para compreender o processo de produção de um conhecimento pertinente, ou seja, de um conhecimento que, ao mesmo tempo em que distingue, busca promover a religação dos saberes.

Keywords : Complexidade; Educação escolar; Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )