SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Ética e cultura dialogal: transitividade crítico-reflexiva em educaçãoAutonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes da Educação de Jovens e Adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MARTINAZZO, Celso José  y  DRESCH, Óberson Isac. O desafio escolar do ensino por disciplina e a necessidade da religação dos saberes. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.289-299. ISSN 1984-6444.

Neste texto, propõe-se uma reflexão sobre o desafio da escola em trabalhar a questão do conhecimento sob a forma de disciplina e a necessidade da religação dos saberes. Dentre as múltiplas tarefas que, historicamente, sempre foram atribuições da educação escolar, destaca-se o compromisso com a transmissão e a produção de conhecimentos. Quando se refere à escola como uma agência privilegiada que lida com a questão do conhecimento, depara-se com inúmeras implicações decorrentes dessa afirmação. Procura-se interpretar essas implicações à luz das contribuições dos princípios da teoria da complexidade, por se entender que essa matriz paradigmática se constitui num dos referenciais privilegiados para compreender o processo de produção de um conhecimento pertinente, ou seja, de um conhecimento que, ao mesmo tempo em que distingue, busca promover a religação dos saberes.

Palabras clave : Complexidade; Educação escolar; Conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )