SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Ética e cultura dialogal: transitividade crítico-reflexiva em educaçãoAutonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes da Educação de Jovens e Adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

MARTINAZZO, Celso José  e  DRESCH, Óberson Isac. O desafio escolar do ensino por disciplina e a necessidade da religação dos saberes. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.289-299. ISSN 1984-6444.

Neste texto, propõe-se uma reflexão sobre o desafio da escola em trabalhar a questão do conhecimento sob a forma de disciplina e a necessidade da religação dos saberes. Dentre as múltiplas tarefas que, historicamente, sempre foram atribuições da educação escolar, destaca-se o compromisso com a transmissão e a produção de conhecimentos. Quando se refere à escola como uma agência privilegiada que lida com a questão do conhecimento, depara-se com inúmeras implicações decorrentes dessa afirmação. Procura-se interpretar essas implicações à luz das contribuições dos princípios da teoria da complexidade, por se entender que essa matriz paradigmática se constitui num dos referenciais privilegiados para compreender o processo de produção de um conhecimento pertinente, ou seja, de um conhecimento que, ao mesmo tempo em que distingue, busca promover a religação dos saberes.

Palavras-chave : Complexidade; Educação escolar; Conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )