SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue02The school chalenge of teaching per subject and the need for knowledge rebindingTeaching and learning of reading and writing in education of young people and adults: dialogues with the childhood education. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

CORREA, Ivan Livindo de Senna; FISCHER, Maria Clara Bueno  and  SANTOS, Juliana Silva dos. Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.301-313. ISSN 1984-6444.

O estudo objetiva analisar a construção da autonomia, as trajetórias de vida e trabalho e também os saberes dos trabalhadores autônomos e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da UFRGS. O estudo também procura encontrar pistas do que leva esses sujeitos a retornarem à escola. A coleta de dados foi realizada através de um questionário e uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos foram: a) os motivos do retorno à escola são conhecimento, crescimento pessoal e ascensão no emprego; b) a autonomia é relativa às condições de trabalho e a tomada de decisões; c) as trajetórias são fragmentadas, as quais perpassam o trabalho infantil e a exclusão escolar; d)os saberes da experiência constituem-se pela observação e relações cotidianas e pela busca autônoma de informações e conhecimentos.

Keywords : Autonomia; Saberes; Educação de Jovens e Adultos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )