SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02O desafio escolar do ensino por disciplina e a necessidade da religação dos saberesEnsino e aprendizagem da leitura e da escrita na educação de jovens e adultos:: diálogos com a educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

CORREA, Ivan Livindo de Senna; FISCHER, Maria Clara Bueno  e  SANTOS, Juliana Silva dos. Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.301-313. ISSN 1984-6444.

O estudo objetiva analisar a construção da autonomia, as trajetórias de vida e trabalho e também os saberes dos trabalhadores autônomos e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da UFRGS. O estudo também procura encontrar pistas do que leva esses sujeitos a retornarem à escola. A coleta de dados foi realizada através de um questionário e uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos foram: a) os motivos do retorno à escola são conhecimento, crescimento pessoal e ascensão no emprego; b) a autonomia é relativa às condições de trabalho e a tomada de decisões; c) as trajetórias são fragmentadas, as quais perpassam o trabalho infantil e a exclusão escolar; d)os saberes da experiência constituem-se pela observação e relações cotidianas e pela busca autônoma de informações e conhecimentos.

Palavras-chave : Autonomia; Saberes; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )