SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Autonomia, trajetórias e saberes de trabalhadores estudantes da Educação de Jovens e AdultosHistorias y narrativas en la educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SILVA, Greice Ferreira da  y  ARENA, Dagoberto Buim. Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita na educação de jovens e adultos:: diálogos com a educação infantil. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.315-338. ISSN 1984-6444.

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma discussão acerca dos aspectos metodológicos do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita na Educação de Jovens e Adultos, na tentativa de buscar estabelecer um diálogo com a Educação Infantil ao apontar elementos convergentes entre essas duas instâncias. Para tanto, propõe a reflexão sobre a construção da natureza humana e a apropriação da leitura e da escrita como processos humanizadores dentro da perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, preconizada por Vygotsky e seus colaboradores. Nesse contexto, é apresentada uma situação pedagógic observada numa escola pública municipal de Educação Infantil do interior do Estado de São Paulo, seguida de análise sob a ótica de Bakhtin com o intuito de fazer algumas aproximações no processo de ensino e de aprendizagem da língua materna entre adultos e crianças.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Língua materna; Educação Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )