SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Historias y narrativas en la educación infantilPolíticas de formação de professores em conflito com o currículo: estágio supervisionado e PIBID índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FELICIO, Helena Maria dos Santos; GOMES, Claudia  y  ALLAIN, Luciana Resende. O PIBID na ótica dos licenciandos: possibilidades e limites no desenvolvimento do programa. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.339-351. ISSN 1984-6444.

Este trabalho objetiva compreender como os licenciandos, participantes do PIBID, analisam o programa e o impacto do mesmo em seu processo formativo e nos cursos de licenciaturas. Para tanto, fez-se uso de um questionário quali-quantitavo, que foi respondido pelos 88 licenciandos do programa. Os dados apresentam a contribuição do PIBID na construção de conhecimentos pedagógicos que os permitem identificar-se como professores de um coletivo que é a escola; a concepção de que a escola é um campo de atividade externo ao seu processo formativo, como limitação do programa; e a fragilidade na relação teoria - prática, desenvolvida nos currículos dos cursos de licenciaturas. Conclui-se que o PIBID se instaura para proporcionar aos licenciandos a antecipação de sua relação com as situações de trabalho, consideradas tão formativas quanto aquelas ações desenvolvidas no interior dos cursos de licenciaturas.

Palabras clave : PIBID; Formação de Professores;; Relação Universidade; Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )