SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02O PIBID na ótica dos licenciandos: possibilidades e limites no desenvolvimento do programaCursos de Pedagogia EaD: superando desafios, construindo inovações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

JARDILINO, Jose Rubens Lima. Políticas de formação de professores em conflito com o currículo: estágio supervisionado e PIBID. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.353-366. ISSN 1984-6444.

No quadro das políticas de governo destinadas a formação de professores, este artigo tem como objetivo compreender as relações entre ao Estágio Curricular e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ambos realizados na Escola. A reflexão é fruto do processo de observação e etnografia no campo, e entrevistas com os trabalhadores da educação que atuam nas unidades escolares onde se desenvolvem estágio e PIBID. As conclusões de pesquisa apontam para uma tênue relação, por vezes conflituosa, entre o componente curricular e o programa de governo, uma vez que ambos possuem similitudes, apresentam propósitos diferenciados, separados por objetivos, legislação e financiamentos distintos. Percebe-se uma sobreposição destas duas atividades que se realizam no interior da Escola.

Palabras clave : Política Educacional; Formação Inicial; PIBID; Estágio Supervisionado.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )