SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue02Teacher education policies in conflict with the official curriculum: supervised training and “PIBID”(Institutional Program Initiation to teaching professionDefinition of curriculum and approach: study of a training course for teachers of non-formal education in NGOs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MORES, Andréia. Cursos de Pedagogia EaD: superando desafios, construindo inovações. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.367-377. ISSN 1984-6444.

A presente pesquisa foi realizada junto a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o objetivo de investigar as inovações pedagógicas, científicas e tecnológicas, presentes nos cursos de Pedagogia, na modalidade Educação a Distância (EaD) dessas Universidades. O método adotado para a investigação qualitativa desta pesquisa foi o Estudo de Caso, referendado por Yin (2005). O lastro teórico que embasou a pesquisa foram os estudos apresentados pela Associação Brasileira de Educação a Distância, por Belloni (2003), Santos (2008) e Leite (2005), Audy (2006) e outros. O estudo revelou que se está a caminho da construção de práticas de EaD com aproximações inovadoras, pois, em ambos os cursos de Pedagogia EaD, estão presentes inovações pedagógicas, científicas e tecnológicas que potencializaram uma nova maneira de conhecer, ensinar e aprender na universidade.

Keywords : Educação a Distância; Pedagogia Universitária; Inovação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )