SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Políticas de formação de professores em conflito com o currículo: estágio supervisionado e PIBIDDefinição e abordagem de currículo: exame de um curso de formação de professores para a educação não formal em ONGS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MORES, Andréia. Cursos de Pedagogia EaD: superando desafios, construindo inovações. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.367-377. ISSN 1984-6444.

A presente pesquisa foi realizada junto a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o objetivo de investigar as inovações pedagógicas, científicas e tecnológicas, presentes nos cursos de Pedagogia, na modalidade Educação a Distância (EaD) dessas Universidades. O método adotado para a investigação qualitativa desta pesquisa foi o Estudo de Caso, referendado por Yin (2005). O lastro teórico que embasou a pesquisa foram os estudos apresentados pela Associação Brasileira de Educação a Distância, por Belloni (2003), Santos (2008) e Leite (2005), Audy (2006) e outros. O estudo revelou que se está a caminho da construção de práticas de EaD com aproximações inovadoras, pois, em ambos os cursos de Pedagogia EaD, estão presentes inovações pedagógicas, científicas e tecnológicas que potencializaram uma nova maneira de conhecer, ensinar e aprender na universidade.

Palabras clave : Educação a Distância; Pedagogia Universitária; Inovação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )