SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Cursos de Pedagogia EaD: superando desafios, construindo inovaçõesA comunicação e a construção de sentidos na formação de professores: um trabalho a várias mãos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PEREZ, Deivis. Definição e abordagem de currículo: exame de um curso de formação de professores para a educação não formal em ONGS. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.379-390. ISSN 1984-6444.

Este artigo apresenta pesquisa cujo objetivo foi analisar a definição e abordagem de currículo norteadores da formação de professores para o trabalho na educação não formal em organizações não governamentais (Ongs). Optou-se pela perspectiva qualitativa de pesquisa e estudo de caso do C urso Formação de Professores para Ongs, desenvolvido por Ong de São Paulo-SP. Os instrumentos de pesquisa foram: análise dos documentos do curso, entrevistas semidiretivas com formadores e coordenador e revisão da literatura. Nesse curso, define-se currículo como caminho a ser percorrido por alunos e formadores e como organizador das temáticas estudadas. Adota-se abordagem nomeada Currículo Integrado, em que o ensino ocorre pelo estudo de situações-problema e projetos integradores das aprendizagens. Ao final, sugere-se aperfeiçoamento do curso e seguem informações que, espera-se, apoiem a produção ulterior de pesquisas comparativas

Palabras clave : Currículo; Formação de Professores; Educação não Formal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )