SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Definição e abordagem de currículo: exame de um curso de formação de professores para a educação não formal em ONGSAutoavaliação x autonotação: aproximações e afastamentos na formação de professores autorregulados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PORTO, Tania Maria Esperon; ZAMPERETTI, Maristani Polidori  y  SANTOS, Lourdes Helena Rodrigues dos. A comunicação e a construção de sentidos na formação de professores: um trabalho a várias mãosCommunication and meaning construction in teacher education: work by many hands. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.391-401. ISSN 1984-6444.

Este texto apresenta um recorte de três processos de pesquisas realizadas em contextos diferentes: duas escolas públicas de ensino fundamental e médio e uma universidade pública, tendo por confluência a experiência de comunicação, partilha e construção colaborativa de sentidos vividas por nós, educadores-pesquisadores. Dialogamos com os docentes e os meios de comunicação e suas linguagens. Vivemos e investigamos processos de formação docente com metodologias comunicacionais, as quais tornaram possível realizar experiências concretas, fazer questionamentos e reflexões sobre o cotidiano docente, tratados à luz do referencial teórico da educação e comunicação. As práticas comunicacionais proporcionaram experienciar o mundo, desvelar sentidos dos docentes, permitindo uma interação entre os sujeitos e seus respectivos contextos. Trabalhar a várias mãos, é prover meios para enfrentar situações complexas que, individualmente, poderíamos não conseguir administrar.

Palabras clave : Construção Colaborativa; Formação de Professores; Sentido.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )