SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Definição e abordagem de currículo: exame de um curso de formação de professores para a educação não formal em ONGSAutoavaliação x autonotação: aproximações e afastamentos na formação de professores autorregulados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

PORTO, Tania Maria Esperon; ZAMPERETTI, Maristani Polidori  e  SANTOS, Lourdes Helena Rodrigues dos. A comunicação e a construção de sentidos na formação de professores: um trabalho a várias mãosCommunication and meaning construction in teacher education: work by many hands. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.391-401. ISSN 1984-6444.

Este texto apresenta um recorte de três processos de pesquisas realizadas em contextos diferentes: duas escolas públicas de ensino fundamental e médio e uma universidade pública, tendo por confluência a experiência de comunicação, partilha e construção colaborativa de sentidos vividas por nós, educadores-pesquisadores. Dialogamos com os docentes e os meios de comunicação e suas linguagens. Vivemos e investigamos processos de formação docente com metodologias comunicacionais, as quais tornaram possível realizar experiências concretas, fazer questionamentos e reflexões sobre o cotidiano docente, tratados à luz do referencial teórico da educação e comunicação. As práticas comunicacionais proporcionaram experienciar o mundo, desvelar sentidos dos docentes, permitindo uma interação entre os sujeitos e seus respectivos contextos. Trabalhar a várias mãos, é prover meios para enfrentar situações complexas que, individualmente, poderíamos não conseguir administrar.

Palavras-chave : Construção Colaborativa; Formação de Professores; Sentido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )