SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue02A comunicação e a construção de sentidos na formação de professores: um trabalho a várias mãosTeachers in continuing education: narratives of teaching activity upon the study of teaching and learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

RIBEIRO, Elizabete Aparecida Garcia; PUNHAGUI, Giovana Chimentão  and  SOUZA, Nadia Aparecida de. Autoavaliação x autonotação: aproximações e afastamentos na formação de professores autorregulados. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.403-414. ISSN 1984-6444.

O desenvolvimento de habilidades docentes pressupõe ações que proporcionem maior responsabilidade e autonomia à aprendizagem. Uma dessas ações é a promoção de atividades autoavaliativas, permitindo consciência da situação da aprendizagem e planejamento de intervenções. Este estudo concentrou-se em determinar o potencial autorregulatório, nas práticas autoavaliativas, realizadas em um curso de Pedagogia. A pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, contou com a participação de 56 discentes, do último ano do curso de uma universidade pública paranaense. As informações, dos questionários e entrevistas, foram submetidas à análise de conteúdo, permitindo constatar que a maioria dos participantes tem consciência das finalidades da autoavaliação, mas vivenciam a proposição de atividades autonotativas, ou seja, de atribuição de nota para compor média. As práticas realizadas não proporcionam o desenvolvimento de habilidades autorregulatórias

Keywords : Autoavaliação; Autorregulação; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )