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Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

RIBEIRO, Elizabete Aparecida Garcia; PUNHAGUI, Giovana Chimentão  e  SOUZA, Nadia Aparecida de. Autoavaliação x autonotação: aproximações e afastamentos na formação de professores autorregulados. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.403-414. ISSN 1984-6444.

O desenvolvimento de habilidades docentes pressupõe ações que proporcionem maior responsabilidade e autonomia à aprendizagem. Uma dessas ações é a promoção de atividades autoavaliativas, permitindo consciência da situação da aprendizagem e planejamento de intervenções. Este estudo concentrou-se em determinar o potencial autorregulatório, nas práticas autoavaliativas, realizadas em um curso de Pedagogia. A pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, contou com a participação de 56 discentes, do último ano do curso de uma universidade pública paranaense. As informações, dos questionários e entrevistas, foram submetidas à análise de conteúdo, permitindo constatar que a maioria dos participantes tem consciência das finalidades da autoavaliação, mas vivenciam a proposição de atividades autonotativas, ou seja, de atribuição de nota para compor média. As práticas realizadas não proporcionam o desenvolvimento de habilidades autorregulatórias

Palavras-chave : Autoavaliação; Autorregulação; Formação de Professores.

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