SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue02Self-assessment versus self-grading: approaches to the education of self-regulated teachers.Collaborative apprenticeship for a positive interdependence in the teach-apprenticeship process in university courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

BAPTAGLIN, Leila Adriana; ROSSETTO, Gislaine Aparecida Rodrigues Silva da  and  BOLZAN, Doris Pires Vargas. Professores em formação continuada: narrativas da atividade docente de estudo e a da aprendizagem da docência. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.415-426. ISSN 1984-6444.

A formação continuada de professores constitui-se em um processo complexo e de dimensões que ultrapassam a elaboração e execução de normativas legais. Este estudo apresenta nossa compreensão sobre a atividade docente de estudo, pautada nos estudos de Isaia (2006), na formação e atuação de professores da Educação Básica e sua contribuição para os processos de aprendizagem da docência (ISAIA, 2004 e 2006; BOLZAN, 2004, 2006, 2008, 2009, 2010). Nosso objetivo é identificar e compreender onde e como a atividade docente de estudo, acontece na formação e atuação de professores da Educação Básica, e de que forma ela contribui para a aprendizagem da docência. A partir das narrativas, identificamos que os elementos da atividade docente de estudo não se articulam, em sua completude, nos diferentes momentos da prática pedagógica.

Keywords : Formação Continuada de Professores; Aprendizagem Docente; Atividade Docente de Estudo; Educação Básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )