SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Autoavaliação x autonotação: aproximações e afastamentos na formação de professores autorreguladosA aprendizagem colaborativa para a interdependência positiva no processo ensino-aprendizagem em cursos universitários índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BAPTAGLIN, Leila Adriana; ROSSETTO, Gislaine Aparecida Rodrigues Silva da  y  BOLZAN, Doris Pires Vargas. Professores em formação continuada: narrativas da atividade docente de estudo e a da aprendizagem da docência. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.415-426. ISSN 1984-6444.

A formação continuada de professores constitui-se em um processo complexo e de dimensões que ultrapassam a elaboração e execução de normativas legais. Este estudo apresenta nossa compreensão sobre a atividade docente de estudo, pautada nos estudos de Isaia (2006), na formação e atuação de professores da Educação Básica e sua contribuição para os processos de aprendizagem da docência (ISAIA, 2004 e 2006; BOLZAN, 2004, 2006, 2008, 2009, 2010). Nosso objetivo é identificar e compreender onde e como a atividade docente de estudo, acontece na formação e atuação de professores da Educação Básica, e de que forma ela contribui para a aprendizagem da docência. A partir das narrativas, identificamos que os elementos da atividade docente de estudo não se articulam, em sua completude, nos diferentes momentos da prática pedagógica.

Palabras clave : Formação Continuada de Professores; Aprendizagem Docente; Atividade Docente de Estudo; Educação Básica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )