SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Professores em formação continuada: narrativas da atividade docente de estudo e a da aprendizagem da docência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

TRONCARELLI, Marcella Zampoli  e  FARIA, Adriano Antonio. A aprendizagem colaborativa para a interdependência positiva no processo ensino-aprendizagem em cursos universitários. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.427-444. ISSN 1984-6444.

O objetivo central do presente estudo foi elencar e discutir as vantagens da Aprendizagem Colaborativa/Cooperativa (AC), como proposta de incremento educativo em cursos de graduação (Ensino Superior), no Brasil. O principal referencial teórico adotado foi a linha de estudo de Alcântara e colaboradores. Com base nas considerações apresentadas, no presente artigo, verifica-se que a AC é factível, dinâmica e atual, proporcionando inúmeras possibilidades de experiências exitosas para o aprendizado. A formação dos alunos ocorre de maneira participativa, articulada, reflexiva e socialmente contextualizada, contribuindo para a formação de profissionais completos que compreendem seu papel na sociedade. Desta forma, conclui-se que o presente artigo contribui para a divulgação e disseminação da AC para um maior número de instituições de ensino superior brasileiras

Palavras-chave : Ensino-Aprendizagem;; Graduação; Interação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )