SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03A poética e a política da prática: experiência, incorporação e o compromisso da escolaridade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SABATINI, Arthur J.. A dialógica da performance e da pedagogia.Traducido porMartin Dahlström Heuser. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.477-488. ISSN 1984-6444.

O presente texto discorre sobre a relação entre performance e pedagogia, buscando compreender a pedagogia como um gênero específico de performance. Isso posto, o trabalho procura responder as seguintes questões: que tipologia de discursos opera em situações pedagógicas? Qual é a relação entre o estudante e o professor? Quem ensina? Que tipos de conhecimento e formas de interpretação existem e estão sendo criados no contexto do ensino dos estudos da performance (histórica e sócio- ideologicamente)? Os conceitos e o léxico de Bakhtin constituem, por sua vez, mais que ferramentas metodológicas para a compreensão do ensino como performance; eles são, por assim dizer, a substância e o estilo de uma determinada forma de praticar e pensar o ensino.

Palabras clave : Pedagogia; Performance; Dialogia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )