SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03A dialógica da performance e da pedagogiaPerformance e educação: configurações parateatrais da docência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

KISLIUK, Michelle. A poética e a política da prática: experiência, incorporação e o compromisso da escolaridade.Traducido porEliana Satie Sato. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.489-503. ISSN 1984-6444.

O presente ensaio, de caráter etnográfico, discorre sobre a relação entre poética e política na performance; parte do pressuposto que as artes ativistas, tais como a música e a dança podem constituir, junto à esclarização, a base política, intelectual e estética de uma dada comunidade. Tais práticas, contudo, apresentam-se como sendo de risco. O texto realiza, ainda, uma tentativa de aproximação entre tais práticas - no que se refere à sua função e consequências - no contexto de uma comunidade africana e em instituições de ensino superior nos Estados Unidos. A escrita interativa e performativa pretende, ao fim e ao cabo, materializar um intercâmbio entre pesquisador de campo e as pessoas com quem trabalha, como também, representar e evocar o material e as ideias de que trata a pesquisadora.

Palabras clave : Performance; Poética; Política.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )