SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03A poética e a política da prática: experiência, incorporação e o compromisso da escolaridadeInterfaces entre a pedagogia do teatro e os estudos da performance índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PEREIRA, Marcelo de Andrade. Performance e educação: configurações parateatrais da docência. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.505-514. ISSN 1984-6444.

Este texto procura discutir a docência como performance parateatral. Para tanto, parte-se da contribuição dos Estudos da Performance e das discussões contemporâneas da Educação, introduzindo conceitos como cotidiano, performatividade, prática docente. Problematiza-se a natureza e a função do ato docente em sua teatralidade. As figuras do clown, do bufão e do dândi são convocadas para servirem de apoio por intermédio do qual a performance e a teatralidade do ato docente encontram termo.

Palabras clave : Docência; Performance; Teatro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )