SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03A poética e a política da prática: experiência, incorporação e o compromisso da escolaridadeInterfaces entre a pedagogia do teatro e os estudos da performance índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

PEREIRA, Marcelo de Andrade. Performance e educação: configurações parateatrais da docência. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.505-514. ISSN 1984-6444.

Este texto procura discutir a docência como performance parateatral. Para tanto, parte-se da contribuição dos Estudos da Performance e das discussões contemporâneas da Educação, introduzindo conceitos como cotidiano, performatividade, prática docente. Problematiza-se a natureza e a função do ato docente em sua teatralidade. As figuras do clown, do bufão e do dândi são convocadas para servirem de apoio por intermédio do qual a performance e a teatralidade do ato docente encontram termo.

Palavras-chave : Docência; Performance; Teatro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )