SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03Interfaces entre a pedagogia do teatro e os estudos da performanceTempo e performance no trabalho docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ICLE, Gilberto  y  BELO, Márcia Pessoa dal. A performance da oralidade docente. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.529-539. ISSN 1984-6444.

Este texto apresenta a oralidade docente como performance, apoiando-se em diferentes autores para caracterizar o trabalho dos professores de teatro. Utiliza-se do trabalho de Stanislavski para exemplificar as situações entre ator e professor. Discute-se, com efeito, a centralidade da oralidade como conteúdo e como método próprio do trabalho teatral. Problematiza-se, assim, a oralidade do professor como instrumento por intermédio do qual o professor poetiza sua própria voz, tornando-a veículo do trabalho pedagógico. Este texto apoia-se, especialmente, em Bauman, Zumthor e Schechner para circunscrever a oralidade docente como temática central da didática teatral. Defende-se a possibilidade de pensar a tarefa pedagógica em teatro como ato de performance oral.

Palabras clave : Performance; Docência; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )