SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03A performance da oralidade docenteResiliência educacional e construção do conhecimento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CONTE, Elaine. Tempo e performance no trabalho docente. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.541-552. ISSN 1984-6444.

A emergência de um tempo que é performativo, embora interaja com as dimensões humanas irrestritas ao aspecto formal do processo de formação (Bildung), também revela uma racionalidade instrumental que trata do passado como meio para legitimar o agir técnico do presente. O ensaio repensa, de um ponto de vista filosófico, o tempo próprio da formação docente levando em consideração a performance como pressuposto inevitável à ação linguístico-expressiva no mundo. Cada vez mais, o tempo surge como um fator importante à performance, uma vez que o trabalho docente exige atitudes de criação e de reconhecimento de valores receptivos à alteridade. É necessário pensar o tempo como inseparável de sua linguagem, na medida em que fornece novas possibilidades de abertura crítica e renovação do trabalho educativo, conferindo novos sentidos ao agir performativo.

Palabras clave : Tempo Humano; Performance; Tecnologias; Formação Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )