SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03Tempo e performance no trabalho docentePerformance e educação: uma função-educador agenciada por intervenções no urbano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SOUSA, Carolina Silva  y  GUERREIRO, António. Resiliência educacional e construção do conhecimento. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.567-576. ISSN 1984-6444.

O artigo aborda a resiliência acadêmica, com ênfase na construção da comunicação matemática, em resultado dos processos de interação social entre alunos e professores. Trata-se de uma dinâmica educativa que resultou numa crescente valorização e reconhecimento dos conhecimentos matemáticos dos alunos, enquadrando-se no papel primordial de novas estratégias e formas de aprendizagem. Neste enquadramento, os investigadores, partindo dos relacionamentos interpessoais, da empatia, das competências sociais e do senso de pertença a um grupo na interface com a resiliência social e a emocional, destacam a importância das experiências positivas ao gerarem sentimentos de autoeficácia, de autoestima e de sucesso acadêmico, contribuindo para ajudar alunos e professores a lidarem com as mudanças e com as adaptações a novas situações de aprendizagem.

Palabras clave : Resiliência; Educação; Estratégias Educacionais; Comunicação Matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )