SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03Resiliência educacional e construção do conhecimentoEducação na economia solidária: desafios e perspectivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

TEMPO, Juliana Soares Bom. Performance e educação: uma função-educador agenciada por intervenções no urbano. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.553-566. ISSN 1984-6444.

Propomos pensar a arte da performance e a educação como analisadores de práticas cotidianas. Utilizamos um processo performático intitulado Cariogamia e o risco do aborto, em duas intervenções urbanas: Campinas (SP) e São Paulo (SP) em 2012 e 2013. Tais performances atuaram em uma função-educador com potências mobilizadoras do cotidiano enquanto modos de vida pré-estabelecidos. A educação e a performance possuem aproximações ao se configurarem como práticas de experimentações vinculadas ao tempo presente e ao inesperado que produzem variações em signos pré-definidos pela cultura. Os processos de subjetivações trazem a urgência de abrirem-se, nesse plano de risco, ao novo e à invenção.

Palabras clave : Performance; Educação; Função-Educador; Signos; Cotidiano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )