SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número03Educação na economia solidária: desafios e perspectivasEducação do campo e juventude: problematizações a partir da conflitualidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

NUNES, Daniel de Freitas; SANTANA, Lucas Lopes de  y  SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Programas de formação inicial de professores: um estudo de caso sobre o Pibid no Distrito Federal. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.589-603. ISSN 1984-6444.

Este artigo apresenta resultados de um estudo exploratório sobre a base de dados do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), com vistas a verificar a aderência - e a natureza desta aderência - a este programa em cursos de licenciaturas das Instituições de Ensino Superior (IES) no Distrito Federal (DF).Objetivamente, pretende-se discutir a aderência das IES do DF ao Pibid a partir do cruzamento de informações da base de dados do programa e da educação superior. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como um estudo de caso. Discute-se, a partir dos resultados apresentados, que as instituições participantes do programa no DF possuem perfis heterogêneos tanto no que diz respeito aos cursos quanto ao aproveitamento da cota de bolsas e aderência ao programa.

Palabras clave : Educação; Mediação Pedagógica; Economia Solidária; Trabalho Associado.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )